Três
irmãos receberam uma herança de 35 camelos que deveriam ser distribuídos da
seguinte forma: o mais velho teria direito a 1/2 dos camelos, o do meio deveria
receber 1/3 dos camelos e o mais novo tinha direito a 1/9 dos camelos.
Os
três irmãos não sabiam como resolver o problema, uma vez que metade de 35 é
17.5, e a terça e a nona parte também não são exactas.
Eis a solução apresentada por Beremiz – o homem que
sabia contar:
“É muito simples – atalhou Beremiz. –
Encarrego-me de fazer, com justiça, essa divisão, se permitirem que eu junte
aos 35 camelos da herança este belo animal que, em boa hora, aqui nos trouxe!
(…)
Vou (…) fazer a divisão justa e exacta dos camelos
que são agora, como vêem, em número, 36.
(…) Voltando-se para o mais velho dos irmãos, assim
falou:
- Deverias receber, meu
amigo, a metade de 35, isto é, 17.5. Receberás a metade de 36 e, portanto, 18.
Nada tens a reclamar, pois é claro que saíste lucrando com esta divisão!
(…) E tu, deverias receber um terço de 35, isto é,
11 e pouco. Vais receber um, terço de 36, isto é, 12. Não poderás protestar,
pois também tu saíste com visível lucro na transacção.
(…) E tu (…) deverias receber a nona parte de 35,
isto é 3 e tanto. Vais receber uma nona parte de 36, isto é, 4. O teu lucro
foi igualmente notável. (…)
Couberam 18 camelos ao primeiro, 12 ao segundo e 4 ao
terceiro, o que dá um resultado (18+12+4) de trinta e quatro camelos. Dos
trinta e seis camelos, sobram, portanto dois.”
Este problema é muito trabalhado por alguns professores de matemática em suas aulas, inclusive nas minhas. Na sua visão, como poderíamos trabalhar este problema na sala?
Este problema é muito trabalhado por alguns professores de matemática em suas aulas, inclusive nas minhas. Na sua visão, como poderíamos trabalhar este problema na sala?
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